Existem alguns países do mundo que não gostam muito de utilizar tecnologia estrangeira, a Rússia certamente é um deles, possuindo uma preocupação acima do comum, especialmente quando se trata de tecnologia norte-americana.
Descontente com o monopólio da Google com o Android, alegando que a empresa deixa o sistema operacional dos Smartphones muito atrelado à seus serviços e também não "indo muito com a cara" da Apple, a Rússia pretende criar seu próprio sistema operacional móvel.
Leia também: Advogados Russos querem banir o Windows 10 do país
A ideia é usar o Kernel Linux como base, juntamente com o projeto SailfishOS para criar um sistema operacional para dispositivos móveis que seja independente das grandes companhias de tecnologia da América.
Veja também: Como instalar o navegador russo Yandex no Ubuntu
O sistema será de código aberto, de modo que Nikiforov convoca desenvolvedores interessados em participar do desenvolvimento do sistema que estejam ao redor de todo o mundo. A Rússia pretende pedir a ajuda de alguns países membros do grupo econômico BRICS, o que inclui o Brasil, além de Índia, China , África do Sul e claro, a própria Rússia, para desenvolver o sistema e quem sabe ter um apoio na distribuição dele para estes mercados.
![]() |
Clique aqui para ver o Tweet direto do Twitter |
Até o momento não existe um prazo ou data estipulada para o lançamento do dito sistema, que no momento nem sequer um nome tem, mas é bom ficar ligado, afinal, eles são Russos! :D
No mais meus amigos e amigas, qualquer novidade sobre o "dito" sistema você encontrará aqui no blog!
Até a próxima!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.