O Mesa Driver é um driver de vídeo de código aberto que é utilizado em praticamente todas as distribuições Linux, o projeto Mesa libera drivers de código aberto para placas Nvidia, Intel e AMD, e hoje você vai aprender a atualizar os drivers do Ubuntu sem precisar alterar a versão do Kernel.
Essa dica pode ajudar muito você que usa Ubuntu ou algum sistema derivado e quer ter os drivers abertos mais recentes para melhorar os FPS dos games, quem sabe até melhorar autonomia da bateria do seu Notebook devido as otimizações.
Este tutorial é compatível com o Ubuntu 16.04 LTS e 16.10 atualmente, assim como os derivados dos sistemas.
Este PPA de Mesa Driver é recomendado especialmente para quem usa drivers open source, especialmente quem usa chip Intel ou AMD, quem usa Nvidia pode muito bem usar os proprietários seguindo este outro tutorial e desempenho será melhor.
Alterar componentes gráficos pode ser algo sensível no sistema, então prossiga sabendo que caso algo dê errado, você terá que reverter o processo.
Se você prefere fazer as coisas sem utilizar o terminal, acesse este tutorial.
Recomendo instalar o PPA Purge para remover os pacotes caso haja algum problema.
sudo apt install ppa-purgeVocê pode verificar a sua versão do Mesa Driver instalado usando o seguinte comando:
glxinfo | grep "OpenGL version"Agora vamos adicionar o PPA do Mesa Driver, rode no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/updatesEste comando acima adiciona o repositório dos drivers, agora podemos atualizá-lo e depois atualizar o sistema para receber os novos pacotes:
sudo apt update && sudo apt dist-upgrade
Depois de atualizado, você precisa reiniciar o computador, você pode rodar novamente o comando para verificar a versão do Mesa Driver e ver em qual versão você está. No momento deste post a versão mais recente é a 17.
Caso algo saia errado ou por qualquer outro motivo você queria remover os drivers e voltar ao normal use:
sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/updates
Depois da remoção você deve reiniciar o computador e você estará de volta com os drivers originais do sistema.
Até a próxima!
_____________________________________________________________________________Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.