Quantcast
Channel: Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3147

Canonical acrescentará uma nova forma de você instalar o Ubuntu 18.04 LTS

$
0
0
O Ubuntué um projeto amplo e existem várias formas diferentes de se utilizar o sistema. Dentre as chamadas "flavors", ou "sabores", temos as versões com interfaces diferentes, como o Xubuntu (Ubuntu+XFCE), Kubuntu (Ubuntu+KDE) e assim por diante, mas existe uma variável que agora fará parte do instalador padrão do Ubuntu 18.04 LTS que se chama "Ubuntu Minimal".

Ubuntu 18.04 LTS - Minimal Installation






Com a aproximação do lançamento da nova LTS do Ubuntu (em Abril) a cada dia mais novidades são publicadas. Ontem tivemos o anúncio de coleta de informações de hardware e pacotes dos usuários com a finalidade de melhorar o processo de desenvolvimento do sistema, semelhante ao que o Debian já faz há alguns anos, e que você pode ler mais neste artigo. Hoje temos mais uma novidade interessante e que a aproxima mais uma vez o Ubuntu do "jeito Debian de ser".

Ubuntu Minimal


O Ubuntu Minimal é uma ISO menor com o sistema base do Ubuntu sem nenhum pacote praticamente, semelhante ao Debian Net Install ou até mesmo ao Arch Linux, guardadas as devidas pontualidades diferenciais. Com ele você pode construir o seu Ubuntu à partir do download de pacotes da internet durante a instalação e colocar somente os pacotes de software que você deseja, personalizando assim a instalação do sistema para a sua necessidade e garantindo um sistema enxuto.

Nós já mostramos para você como fazer essa instalação no canal, confira:



Se você quiser saber mais sobre o Ubuntu Minimal pode consultar este outro artigo aqui do blog onde nós falamos exclusivamente sobre ele.

A opção de instalação Mínima no instalador do Ubuntu


Apesar do nome ser o mesmo, a opção que o instalador (Ubiquity) do Ubuntu vai te oferecer durante a instalação não faz exatamente a mesma coisa que a imagem mínima. Ela simplesmente vai instalar um Ubuntu com menos pacotes (cerca de 80 e suas dependências), garantindo uma instalação um pouco mais enxuta, sem players de música, gerenciador de e-mail, de fotos, etc.

Apesar de 80 pacotes serem removidos, a diferença no resultado final da instalação do Ubuntu 18.04 LTS será de apenas 500 MB em relação a versão completa do sistema. De aproximadamente 4 GB para 3,5 GB.

A ideia de acrescentar essa opção é para que as pessoas que usam o Ubuntu para algo que não seja o desktop doméstico tradicional não precisem gastar tempo desinstalando ferramentas para deixar o sistema menor. Interessante para empresas por exemplo. Menos pacotes, menos download de atualizações também.

Mas é claro, nada impede que você que usa o Ubuntu em casa possa também usar essa opção, caso você não se importe de ter alguns pacotes a menos.

Essa opção deverá estar perto da opção de "instalar codecs multimídia" do instalador e será desmarcada por padrão, quem quiser fazer a instalação dessa forma precisará marca a opção desejada.

Os usuários que querem personalizar a instalação do Ubuntu completamente ainda devem utilizar a ISO Minimal ao invés desta nova opção. Mesmo assim, não deixa de ser uma opção interessante para os usuários.


Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 3147