Em um mundo cada vez mais dinâmico, a notícia corre cada vez mais rápida pela internet, assim ficando quase “impossível” acompanhar os “feeds” de notícias dos sites. Um bom leitor de RSS pode ajudar nisso.
RSS (Really Simple Syndication) é formato de distribuição de notícias, desenvolvido na linguagem XML, assim permitindo que os sites consigam distribuir as suas postagens em “tempo real”. Aqui no Diolinux também temos um RSS, basta “assinar” ele através deste link.
Se você acompanha vários sites, já se deparou que acompanhar todos é quase uma tarefa “bem difícil”, e que um leitor de feeds RSS ajudaria e muito não é verdade?? Eu mesmo acompanho vários sites sobre tecnologia e seguir todos eles não é uma tarefa fácil, pensando nisso, fui buscar algum app que fosse simples e que me entregasse às notícias “já de cara”, assim poupando alguns “minutinhos valiosos” 😂.
Nesta busca, acabei encontrando o GNOME Feed feito em Python 3, GTK+ 3 e utilizando a licença GPL3.
As funções dele são bem simples e objetivas, como:
● Marcar como Lido ou não-Lido
● Filtro por feeds específicos
● Adição de RSS facilitada
● Possibilidade de ler os artigos offline;
● Modo de leitura facilitada, assim deixando “menos poluído”
● Modo RSS de Leitura
● Possibilidade de Importação e Exportação dos feeds RSS em OPML.
Para mais detalhes, você pode acessar o site do projeto.
Instalando o GNOME Feeds
Para instalar o GNOME Feeds, você vai precisar do Flatpak configurado em seu sistema, se ele não estiver habilitado de forma nativa, basta seguir esse tutorial que preparamos para você. Se você preferir, pode seguir o tutorial feito pelo pessoal do Flatpak.
Depois de feito a instalação do Flatpak, você pode procurar na “Lojinha” de Aplicativos por “GNOME Feeds” e instalar por lá. Ou se preferir, a instalação pode ser feita via terminal, copiando ou digitando o seguinte comando nele:
flatpak install flathub org.gabmus.gnome-feeds
Aí é só esperar a instalação acabar e usufruir do seu novo leitor de feeds RSS.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.
Espero você até a próxima, um forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.