Há cinco anos, a Red Hat e o Projeto CentOS fecharam uma parceria para o desenvolvimento de inovações Linux de última geração no mercado de TI Corporativo.
Nesse meio tempo, o modelo de código aberto veio ganhando terreno e prosperado, com Linux containers, Kubernetes, microservices, serverless e etc. Com o ritmo acelerado das inovações, a Red Hat e o Projeto CentOS estão introduzido uma nova versão do sistema operacional, o CentOS Stream.
No comunicado no blog oficial da Red Hat, o CTO Chris Wright, comenta que a nova “distro” é voltada para desenvolvedores que queiram ajudar no ecossistema. O CentOS Stream vai ser baseado no CentOS 8. Ainda complementou:
“O projeto CentOS Stream fica entre o Fedora e o RHEL no processo de Desenvolvimento, fornecendo uma "rolling preview" dos futuros kernels e recursos do RHEL. Isso permite que os desenvolvedores fiquem um ou dois passos à frente do que está chegando no RHEL, o que anteriormente não era possível nas versões tradicionais do CentOS. O CentOS Stream se relaciona melhor com o ISV, IHV e outros desenvolvedores de ecossistema para sistemas operacionais do Projeto Fedora, encurtando assim o ciclo de feedback e facilitando a comunicação com todas as vozes na criação das próximas versões do RHEL.”
Se você se interessou no CentOS Stream, pode baixá-lo acessando aqui.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.
Espero você até a próxima, um forte abraço.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.