A Valve divulgou que pretende lançar um novo console, além da Steam Machines, que será portátil e rodará o Steam OS.
Smach Zero, o portátil da Valve
Os próximos dois anos no mundo Linux gamer prometem ser muito agitados, especialmente por conta da Valve que não cansa em investir no sistema para torná-lo uma nova plataforma gamer popular. O próximo passo será o lançamento de um portátil chamado de Smach Zero que rodará o SteamOS, uma distribuição Linux derivada do Debian.
Componentes
Aqui temos um dado interessante, especialmente para usuários Linux que gostam dos produtos da AMD, o Smach Zero deverá usar um chip AMD Steppe Eagle, que são os chips com gráficos embarcados da empresa, numa arquitetura de 32 bits o dispositivo ainda contará com 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão através de um cartão SD.
Disse que era bom para fãs da AMD porque o suporte que a empresa dá para driver de vídeo no Linux ainda é, por assim dizer, meia boca, apenas placas mais recentes tem um suporte que podemos chamar de decente e ainda assim, não ideal.
Leia também:
No mais o Smach Zero, anteriormente conhecido como Steamboy, terá também uma tela de 5 polegadas sensível ao toque, Wi-fi, Bluetooth e conexão HDMI para que possa ser ligado a uma tela maior e (reza a lenda) que quem adquirir a versão PRO do equipamento terá também conexão 4G, o que possibilitaria jogar os games online.
Lançamento e preço
O lançamento ainda está com uma data incerta, o prometido foi um vago "2016", sem especificar mês e muito menos dia, porém, o que foi publicado é que à partir de 10 de Novembro de 2015 será possível fazer reservas do produto que deve ser lançado ao preço de 299 dólares, algo que dá, hoje em dia infelizes 1045 reais, isso apenas convertendo a moeda, não esqueça dos impostos.
Um detalhe que foi omitido até então foi a durabilidade da bateria, um recurso que também tem de ser levado em conta por se tratar de um portátil.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.