O anúncio do lançamento do Vulkan está simplesmente movimentado vários desenvolvedores de todos os lados, desta vez foi a poderosa Intel que divulgou o seu plano de suporte para a nova API gráfica.
Há algum tempo atrás a Intel já havia feito uma demonstração do Vulkan comparando-o ao OpenGL, ambas as APIs gráficas tem código aberto, porém o Vulkan é o resultado do esforço de várias empresas do ramo da tecnologia para criar algo realmente potente e multiplataforma. Saiba mais sobre o Vulkan aqui.
Leia também: Street Fighter V para Linux será adiado e provavelmente suportará o Vulkan em seu lançamento
Na demonstração da Intel o Vulkan conseguiu dobrar o desempenho de um chip HD Graphics em relação ao OpenGL, uma marca realmente impressionante!
Leia também: Criador da Valve lança nota sobre Vulkan e fala sobre concorrência com Windows
As informações são de que o Vulkan já estará disponível na próxima versão do driver da empresa para Linux, e os mais apressados poderão baixar o código fonte do Git e compilar em seus próprios sistemas para tentar mensurar ganhos e reportar bugs.
Leia também: Emuladores de PSP e de consoles antigos irão suportar o Vulkan
Segundo as informações, o novo driver da Intel para Ubuntu, Fedora e Red Hat já conterá suporte para o Vulkan, as demais distros que usarem os mesmos do Mesa destas três tirarão proveito também.
_____________________________________________________________________________Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.